Aldeia Cebb Mendjila

Sobre a Aldeia

Surgida em 2010 a Aldeia Cebb Mendjila é uma área de 11 hectares localizada na cidade de Canelinha, no Estado de Santa Catarina. A Aldeia integra uma rede de 8 (oito) áreas rurais ligadas ao Centro de Estudos Budistas Bodisatva (Cebb), que dentre áreas de retiros e áreas mistas (residenciais e áreas de uso comum e abertas às atividades do Cebb) constituem o que aspiramos ser uma rede de terras-puras para benefício e felicidade dos seres que ali vivem ou passam por períodos diversos dos mais curtos até longos períodos de retiro de meditação.

Cada uma das oito aldeias do Cebb tem suas características específicas devido aos próprio conjunto de fatores históricos e culturais da região onde cada uma delas se encontra. Em Canelinha, onde não temos ainda áreas destinadas a retiros mais longos de meditação, formou-se uma comunidade que atraiu terapeutas de diversos segmentos da medicina tradicional ocidental e de outras vertentes alternativas, levando nosso querido Lama a dar nascimento à aldeia como um espaço de saúde integrativa. Isso quer dizer que aqui aspiramos desenvolver práticas terapêuticas que não se limitem ao campo mais fechado do que tradicionalmente entendemos por práticas de saúde, mas que todas as ações da aldeia possam ter essa mirada específica na promoção de acolhimento e bem estar físico e espiritual a todos os frequentadores e moradores do local.

Em torno deste sonho constituíram-se grupos (que chamamos mandalas) conectados a temas específicos, mas que tem por vocação colaborar para a aspiração do Cebb Mendjila como um espaço amplo de saúde. Deste modo além da Mandala da Saúde, formada por terapeutas, que vem tentando imaginar, praticar e realizar ações voltadas para a promoção dessa saúde integrativa (de corpo e mente), temos em formação no Mendjila mandalas voltadas para as artes, para a educação e para a ecologia, cujas atividades tem igualmente a noção mais ampla de saúde propagada por nosso lama como pano de fundo: a promoção de boas e salutares relações com  a biosfera, com os outros seres humanos e de nós mesmos para com nós mesmos.

A Aldeia conta com alojamentos femininos e masculinos, refeitório, cozinha industrial, pomares e hortas, além de uma olaria que fabrica os próprios tijolos ecológicos (por não necessitam de queima na produção) utilizados nas construções do espaço da aldeia. Vale destacar também o trabalho que vem sendo realizado pela Mandala Ambiental no tratamento ecológico dos afluentes produzidos no espaço (tanto para água-negra, quando para a chamada água-cinza).

O grande destaque do espaço é o Templo do Buda Mendjila (Buda da Medicina), segundo templo do Cebb, com capacidade para 300 pessoas. É no templo que acontecem as principais atividades da aldeia, principalmente os retiros com nosso querido Lama Padma Samten. Lá também acontecem outras atividades como cursos, oficinas e seminários de alunos do Lama Samten, práticas físicas, como a Yoga, dentre outras atividades.

A Aldeia conta também com área residencial privada com 30 lotes já ocupados, e muitos sonhos de expansão!! Venha nos visitar!!

Anúncios