Curso de Agricultura Sintrópica na Aldeia Cebb Mendjila

De 29 a 31 de Março

“Se a humanidade conseguir criar sistemas de produção de alimentos realmente sustentáveis, superando os obstáculos criados por ela própria, não temos dúvidas que esse caminho encontrará em algum momento a Agricultura Sintrópica criada por Ernst Götsch, e nós do CEPEAS estaremos sempre ao lado de todos agricultores que almejam fazer uma agricultura consciente em harmonia com a natureza”.

Assim o Centro de Pesquisas em Agricultura Sintrópica define sua missão, e com alegria anunciamos que poderemos colaborar para a propagação destes ideais por meio de um curso de Agricultura Sintrópica, promovido pelo Instituto Caminho do Meio (ICM/ Canelinha) e pelo Centro de Pesquisas em Agricultura Sintrópica (CEPEAS) em parceria com a Aldeia Cebb Mendjila, na zona rural do município de Canelinha em Santa Catarina.

vista17d04936

Instrutor
Fernando Rebello – Biólogo e engenheiro agrônomo. Aluno de Ernst Götsch há 23 anos. Fundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica – CEPEAS. Atualmente desenvolvendo trabalhos de Agricultura Sintrópica no entorno do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – Goiás, Rio Grande do Sul, Chile e Austrália.

Programação (início dia 29/03 – 9h e término dia 31/03 – 17h)

1- Introdução aos Princípios de Agricultura Sintrópica – Princípios que regem a Agricultura Sintrópica. Exemplos de sistemas de produção sob o ponto de vista sintrópico (grãos, fruticultura, criação de gado, produção de hortaliças).

2- Agricultura Sintrópica exemplificada em vários ecossistemas – Como iniciar sistemas sintrópicos no Cerrado, na Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga.

3- Temas a serem trabalhados – como mudar os nossos sistemas de produção, os quais funcionam por meio de inputs pesados de insumos externos, para sistemas funcionando via processos, ou, como casar alta produtividade de nossos agroecossistemas com o constante enriquecimento das áreas trabalhadas e sem depender de insumos externos como adubos químicos ou orgânicos, maquinaria pesada, pesticidas e irrigação. Os participantes poderão conhecer exemplos de agricultura sintrópica aplicados a hortaliças, fruticultura, grãos, madeira e pecuária consorciada com a produção intensiva de madeira e vice-versa.

4 – Parte prática – Implantação de sistemas agroflorestais na Aldeia Cebb Mendjila.

vista17d04956

O que levar
Tesoura de poda, facão e serrote de poda, sapato fechado, protetor solar, chapéu, capa de chuva, bota, calças para campo, material para anotações.

Recomendações prévias e úteis para o curso:

1 – A leitura do livro Princípios de agricultura sintrópica (disponível na biblioteca do site do CEPEAS).

2 – Ver os filmes

Life in Syntropy

A bluevision de Ernst Götsch

vista17d04961

Local

Aldeia Cebb Mendjila, Canelinha, Santa Catarina

Clique aqui para informações de endereço e contato. 

vista17d04940

Valor:

R$480 (inclui o curso, hospedagem – em alojamento coletivo ou camping-  e alimentação vegetariana)

Política de Reembolso:
Desistência de até uma semana antes – 100% reembolso
Desistência de até 3 dias antes – 50% reembolso
Desistência ou não participação do evento – nenhum reembolso

Inscrições online:

Confirmação da Inscrição:

Para confirmar sua inscrição, por favor, atenção: sua inscrição apenas será confirmada com o depósito de ao menos 30% do valor sugerido. A confirmação da inscrição é importante para a organização do evento (garantia de vaga nos alojamentos ou camping, planejamento das atividades da cozinha, etc.), e para uma melhor acolhida dos participantes.

Dados para depósito:

Agência: 0380 | Conta: 0025893-8 | Tipo: Conta-Corrente CENTRO DE ESTUDOS BUDISTA BODISATVA – Banco Bradesco.CNPJ: 12580391/0001-40

A confirmação pode ser efetuada por meio do envio do comprovante de depósito. Você pode optar por uma das opções abaixo:

1) Diretamente por meio do formulário de inscrição on-line no botão acima (nesse caso é preciso ter conta no gmail)

ou

2) Pelo e-mail cebbcanelinha.eventos@gmail.com

Clique aqui para fazer sua inscrição!

 

As fotos deste post foram realizadas durante o curso de agricultura sintrópica com Fernando Rebello, no CEBB Centro de estudos budistas Caminho do Meio, Viamão, Rio Grande do Sul – fotos de Zé Paiva – Vista Imagens.

Mais informações:

Pelo e-mail : cebbcanelinha.eventos@gmail.com
Ou pelo telefone  (whats): 48 – 9 9140- 3032 com Ariel

Que muitos seres possam se beneficiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s